Por que “LIBRE” da YSL é o perfume mais criativo do momento?

Categorias: Beleza

This post is also available in: Português

Se você leu minha biografia aqui no blog, ou me acompanha no Instagram, sabe que nos últimos anos, eu trabalhei em Paris para um grupo que tem a licença de 10 marcas de perfume, cosmético e maquiagem. Na verdade, eu sempre fui apaixonada por esse universo. Porém, graças a esse trabalho, acabei fazendo inúmeras formações sobre o mundo fascinante dos perfumes. A grande maioria envolvia: o processo de fabricação, o design do frasco, o preço, os concorrentes, entre outros.

Diante disso, confesso que antes de testar o LIBRE, da Yves Saint Laurent, eu achava que a indústria passava por uma grande falta de inspiração e criatividade: os frascos me pareciam mais do mesmo, a publicidade na TV também e por trás das campanhas não existia nenhuma mensagem ou causa inspiradora.

Minha primeira parceria com uma marca. LIBRE da YSL, outubro 2019 – PARIS @paoladecampos

Para minha imensa surpresa, em outubro de 2019, fui convidada para fazer o que seria minha primeira parceria com uma marca no Instagram. O convite veio justamente de uma das, se não a minha marca preferida no segmento do luxo: a Yves Saint Laurent.

E foi assim que recebi o novo lançamento de beleza deles: o LIBRE. A YSL queria saber minha opinião, mas além disso, eu deveria enviar uma foto inspirada na campanha deles. Ademais, deveria promover um concurso, para presentear com amostra do perfume, 5 dos meus seguidores no Instagram.

5 motivos para testar o LIBRE:

1. A caixa: uma mini bolsa YSL?

A caixinha que vem o perfume é linda, eu diria uma miniatura de uma das famosas bolsas da YSL. Estamos claramente no luxo e no universo atemporal de Yves Saint Laurent.

2. O frasco: objeto de colecionador

Eu sou completamente fã do frasco! Acessório de moda real, o frasco é realmente diferente: chique e inovador. Esse frasco de vidro transparente, releva o suco dourado e se aproxima do emblemático logotipo da marca “YSL”. Uma vez terminado o perfume, será difícil jogar fora o frasco fora.

3. A mensagem: YSL sendo YSL

Como o nome já diz, LIBRE é uma homenagem à liberdade feminina. “Eu tenho consciência de que fiz a Moda progredir, e que ajudei as mulheres a entrarem num mundo de liberdade que lhes era proibido até então”, Yves Saint Laurent. 

De fato, YSL é uma marca que tem tanto de sensual como irreverente, e desde sempre, incitou as mulheres a serem o que elas quisessem. Um bom exemplo, é que já em 1966, o designer francês, propôs que as mulheres se apoderassem do smoking masculino. Essa moda definitivamente rendeu e até hoje, esse “look” é uma das peças mais marcantes deles.

4. O cheiro: masculino + feminino

Para mim, o que torna esse perfume excepcionalmente único é o fato da composição misturar ingredientes “masculinos” e “femininos”. fougère, por exemplo, é tipicamente usado para composições masculinas. Já em LIBRE, é reinventado com notas de lavanda, baunilha e flor de laranjeira, ingredientes muito usados em perfumes femininos.

5.Pirâmida Olfativa:

Notas de topo: óleo de mandarina, óleo de lavanda, groselha;
Coração: jasmim, flor de laranjeira, óleo de lavanda;
Base: óleo de cedro, ambergris, almíscar, extrato de baunilha;

E você já testou o LIBRE?