Como alugar um apartamento na França?

Categorias: Morar na França

This post is also available in: Português

Essa é com certeza uma das maiores preocupações quando mudamos de país. Como achar um apartamento ou quarto que sejam adequados às nossas necessidades, mas sem ultrapassar o orçamento? Qual bairro escolher? Quais os documentos necessários e/ou obrigatórios? As questões são muitas, ainda mais quando não conhecemos ninguém na cidade.

Le Pavillon des Canaux, Paris 2019. @paoladecampos
Confira abaixo meu guia para te ajudar a achar seu cantinho na França:

Morar sozinho:

Vamos começar com uma notícia boa ? Na França, mesmo sendo estrangeiro, você tem a possibilidade de alugar uma casa ou apartamento no seu nome. Porém, o preço costuma ser bem alto e o dossier a ser apresentado costuma ser complexo (mesmo para franceses) com diversos documentos incluindo normalmente: um fiador francês, um depósito de 3 meses do valor do aluguel, seus 3 últimos contracheques e o seu tipo de contrato de trabalho. Na maioria dos casos, um CDI ( leia também: Os tipos mais comuns de contrato de trabalho na França: Intérim / CDD / CDI ) será necessário.

Os melhores sites para quem quer morar sozinho:

Colocation:

Nessa opção você vai morar na casa de alguém e esse é um dos meios mais fáceis de encontrar um apartamento, é muito comum entre os franceses, estudantes ou jovens começando a carreira. Primeiro, porque já tem alguém responsável pelo contrato de aluguel e você não precisa passar por toda a burocracia.

Segundo, porque costuma ser mais barato que o aluguel só do quarto. Uma boa opção é escolher franceses para dividir o apartamento, assim você melhora seu nível do idioma e muitas vezes se torna amigo dos amigos do seu colocataire.

Menton, Riviera Francesa. 2019 @paoladecampos

Onde procurar minha colocation??

Como é uma modalidade bem comum por aqui, existem vários sites especializados.  Eu separei os mais utilizados pelos franceses e os que sempre indico para meus amigos ou clientes:

Use sua rede de contatos:

Facebook:

Muitos quartos são divulgados em grupos no facebook. Na minha opinião, uma vez que você se muda para França, vale sempre a pena buscar por estes grupos. Seja para achar trabalho, para fazer novos amigos ou compartilhar  experiências. Sendo assim, é interessante criar um alerta para as postagens e até mesmo postar o que você está buscando: um quarto / um apartamento, alguém para dividir seu apartamento.

Exemplo de grupos de brasileiros pela França: Brasileiros em Paris (Brésiliens) / BRASILeiros em Lyon-Oficial / Brasileiros em Nice

Boca a boca

O velho e clássico “boca a boca” ainda funciona. Na França, é bem comum ouvir nas universidades ou no trabalho, as pessoas dizendo que “um amigo está procurando alguém para dividir apartamento” então sempre pergunte na sua rede de amigos, escola, universidade, trabalho, etc.

Airbnb / Hostel

São opções mais caras, porém podem ser uma boa alternativa contra os preços salgados dos hotéis ou uma opção até você se estabelecer e poder procurar por algo definitivo no seu bairro favorito, ou mais perto do trabalho / universidade.

Chambres de bonne

São quart0s bem pequenos, às vezes chamados de studios que ficam no último andar dos prédios e que antes faziam parte dos apartamentos. Esse tipo de moradia começou a ser utilizada em 1830, ao mesmo tempo que uma nova hierarquia social urbana: os ricos embaixo, os servos, em cima. Ainda muito usados na França, costumam ser uma ótima opção pra quem quer morar sozinho, pagar pouco e não se importa de ter pouco espaço.

E se você vem para a França como estudante?

Lille, França – Março 2019 @paoladecampos

Alojamento do CROUS

O Crous (Le Centre régional des œuvres universitaires et scolaires) é um órgão do governo francês que fornece moradia mais barata para estudantes. Apesar de existirem muitos alojamentos do Crous pela França a procura também é muito alta, tendo em vista que os preços são realmente acessíveis (entre 300 e 600 euros mensais).

Geralmente tem banheiro e cozinha compartilhados e também possuem academia, máquinas de lavar e até um restaurante universitário dentro da residência. Essa opção é super interessante para quem quer continuar perto da cultural brasileira e fazer amigos do nosso país.

La Cité Universitaire

Se você está vindo estudar em Paris, essa também é uma opção, a Cité U é como se fosse uma vila de estudantes e fica no 14 arrondissement. Tem vários prédios, cada um é a  maison de algum país. Para se inscrever é só entrar no site e anexar os documentos no seu dossier, a inscrição também é bem simples, mas você só pode se inscrever na casa do seu próprio país.

Gostou das dicas? Me conta sua experiência de moradia na França ?