This post is also available in:
Português
Ja ouviu falar de Étretat?
Étretat é uma pequena cidade francesa na região da Normandie. Na verdade, das cidades praianas próximas de Paris, ela é sem dúvidas a mais famosa e visitada, visto que fica localizada somente a 200 km da capital (aproximadamente 2:30 de carro e 3:00 horas de trem)
As melhores atrações de Étretat:
As falésias
Todavia, a falésia d’Amont também é acessível de carro, o único risco é ficar esperando muito tempo para achar uma vaga. Um bom ponto de referência é a capela de Notre Dame de la Garde, uma igreja que fica em cima da falésia. É da capela do penhasco de Amont que se tem uma das mais belas vistas da cidade. Além disso, é nesse mesmo penhasco que encontramos os belos Jardins d’Etretat.

Os jardins de Étretat
Os Jardins Neo-Futuristas de Étretat se estendem sobre as falésias. Eles são sem dúvida, uma das maravilhas da Normandia, além de considerados Patrimônio Mundial pela UNESCO. Achei essa atração única! Sinceramente, nunca tinha visto um jardim tão bem cuidado, onde a criatividade reina. Os jardins estão divididos em andares, onde a natureza, arte contemporânea e arquitetura dialogam em poesia e harmonia.

Site: www.etretatgarden.fr Horário de funcionamento: todos os dias das 10h às 19h.


A praia
Podemos dizer que a praia de Étretat é bem diferente dos padrões brasileiros. Porquê? Para começar a praia não tem areia, aliás até tem, mas onde você colocará sua toalha é sob as pedras. Para quem não está acostumado com esse tipo de praia que é bem comum na Europa, as pedras podem incomodar para andar e deitar por muito tempo, sendo assim, é bem comum encontrar os habitantes locais andando e nadando com sandálias plásticas.
A água na Normandia costuma ser bem fria (Quer conhecer mais da Normandia? Leia também: O que fazer em Deauville: a cidade praiana favorita dos parisienses)e é uma região com bastante vento, mas para quem mora longe da praia isso é só um mero detalhe. Além disso, a água tem uma coloração azul escura muito bonita, é uma bela paisagem para matar a saudade do mar no final de semana.
A cidade de Étretat
E aí, gostou das dicas? Já conhece Étretat?