Conheça Étretat: praia e falésias do lado de Paris

Categorias: Destinos, França

This post is also available in: Português

Você conhece Étretat?

Étretat é uma pequena cidade francesa na região da Normandie. Na verdade, das cidades praianas próximas de Paris, ela é sem dúvidas a mais famosa e visitada, visto que fica localizada somente a 200 km da capital (aproximadamente 2:30 de carro e 3:00 horas de trem) é perfeita para um bate e volta.

Étretat – França, junho 2019. @paoladecampos
Sendo assim, se você tem alguns dias reservados em Paris ou arreadores, mas quer conhecer um pouco mais da França, Étretat é o destino perfeito para incluir no seu roteiro.
Se você puder escolher, aconselho visitar essa região no verão francês (entre maio e setembro) já que Paris pode ter temperaturas de até 45 graus nessa época. Sendo assim, pode ser mais interessante visitar uma praia típica, do que fazer um roteiro só de lugares fechados na capital, né?
(Quer conhecer mais praias perto de Paris? Leia também: O que fazer em Deauville: a cidade praiana favorita dos parisienses)

As melhores atrações de Étretat:

As falésias

Podemos dizer que as falésias, são a marca registrada de Étretat. Você tem a opção de admirá-las da praia, ou passear em cada um dos 2 penhascos seguindo as trilhas. A caminhada do centro da cidade dura uns 20 minutos e subindo, mas uma vez no topo, as falésias são bem planas. Visitei a cidade com 4 amigas e subimos à pé e depois fizemos um piquenique para aproveitar ao máximo a viagem e a vista. Te aconselho fazer o mesmo, pois a paisagem é realmente linda e você ainda aproveita para fotografar e descansar um pouco da caminhada.
Falésias de Étretat – França, junho 2019. @paoladecampos

Todavia, a falésia d’Amont também é acessível de carro, o único risco é ficar esperando muito tempo para achar uma vaga. Um bom ponto de referência é a capela de Notre Dame de la Garde, uma igreja que fica em cima da falésia. É da capela do penhasco de Amont que se tem uma das mais belas vistas da cidade. Além disso, é nesse mesmo penhasco que encontramos os belos Jardins d’Etretat.

Falésias de Étretat – França, junho 2019. @paoladecampos

Os jardins de Étretat

Os Jardins Neo-Futuristas de Étretat se estendem sobre as falésias. Eles são sem dúvida, uma das maravilhas da Normandia,  além de considerados Patrimônio Mundial pela UNESCO.  Achei essa atração única!  Sinceramente, nunca tinha visto um jardim tão bem cuidado, onde a criatividade reina. Os jardins estão divididos em andares,  onde a natureza, arte contemporânea e arquitetura dialogam em poesia e harmonia.

Jardin de Étretat – França, junho 2019. @paoladecampos

Site: www.etretatgarden.fr                                                                                                          Horário de funcionamento: todos os dias das 10h às 19h.                                                      

Jardin de Étretat – França, junho 2019. @paoladecampos
Jardin de Étretat – França, junho 2019. @paoladecampos

A praia

Podemos dizer que a praia de Étretat é bem diferente dos padrões brasileiros. Porquê? Para começar a praia não tem areia, aliás até tem, mas onde você colocará sua toalha é sob as pedras. Para quem não está acostumado com esse tipo de praia que é bem comum na Europa, as pedras podem incomodar para andar e deitar por muito tempo, sendo assim, é bem comum encontrar os habitantes locais andando e nadando com sandálias plásticas.

A água na Normandia costuma ser bem fria (Quer conhecer mais da Normandia? Leia também: O que fazer em Deauville: a cidade praiana favorita dos parisienses)e é uma região com bastante vento, mas para quem mora longe da praia isso é só um mero detalhe. Além disso, a água tem uma coloração azul escura muito bonita, é uma bela paisagem para matar a saudade do mar no final de semana.

A cidade de Étretat

Étretat pode ser considerada uma mini cidade, pois além da sua superfície de 4,07 km² (isso mesmo)  ela conta com menos de 1500 habitantes. Segundo os franceses que conversei sobre por la, a maioria das propriedades são casas de verão ou residência secundária.
No centro da cidade encontramos os restaurantes, lojas, padarias e etc.Na verdade, Étretat era considerada uma cidade de pescadores, e grande maioria dos habitantes esses profissionais do mar, isso  acabou influenciando muito a arquitetura local.
Se você estiver no centrinho, não deixe de visitar o Vieux Marché ou “Mercado Velho”, que é o famoso mercado que existe na maioria das cidades francesas. Além disso, lá você poderá comprar artesanato local, cartões postais e outros souvenirs da Normandia.

E aí, gostou das dicas? Já conhece Étretat?