Quando visitar Paris? Minhas dicas de cada estação

Categorias: Destinos, França, Paris by Paola

This post is also available in: Português

Você sabia que Paris vive intensamente às 4 estações?

Quando falamos de 4 estações,  a França  é sem dúvidas um dos países mais privilegiados que existe. Por aqui, você encontrará: cidades de praia (Leia também minhas dicas sobre Nice, Deauville e Etretat)  neve e pistas de esqui, cidades super floridas na primavera e árvores com folhas coloridas no outono.

Na verdade, o fato daqui ter estações tão marcadas, é uma das coisas que mais me fascina e faz amar morar na França.  Parece exagero, mas é que por aqui, as estações trazem um clima todo diferente e tudo muda junto: roupas, comidas, bebidas, lugares que frequentamos e etc.

Dessa forma, no ano passado, fiz um post no Instagram, sobre como são as 4 estações em Paris,  e vi que muita gente ainda tinha essa dúvida de quando vir. Sendo assim, trago aqui um artigo cheio de detalhes e meus registros fotográficos de cada estação.

Vamos conferir todos os detalhes? E ah, começa memorizando que na França, cada estação dura por volta de 3 meses.

🌺Primavera (2020: 20 de março)

Eu arriscaria dizer que essa é a estação queridinha de muitos turistas e até parisienses. Os parques e ruas ficam repletos de flores (assim como os feeds no Instagram) principalmente das famosas e fotogênicas cerejeiras. A temperatura média nessa época em 2019, foi de 15 graus.

Jardin du Palais Royal. Primavera, Paris março 2020. @paoladecampos

O que fazer:  Aproveite para visitar parques e jardins, primavera e outono são quando os parques de Paris ficam mais bonitos.

Meus preferidos: Parc Monceau, Jardin du Luxembourg, Parc des Buttes-Chaumont, Palais Royal ,Jardin des Plantes & Jardins de Monet.

Primavera, Jardins des Plantes 2018. @paoladecampos

Comida: Nem muito frio, nem muito calor, então esse é o tempo ideal para tomar um café admirando a rua, bem no estilo parisiense. Entre os alimentos que mais comemos por aqui nessa época estão : aspergos,  rabanetes, cenoura, morangos como fruta e salmão como peixe. Se quiser se aprofundar mais nos pratos, indico esse artigo da revista ELLE:  “45 receitas para a primavera”.

Moda:  Quer se inspirar em como as parisienses se vestem nessa época? Então indico a marca queridinha delas: Sézane. A marca é alegre e, ao mesmo tempo básica, tem bastante estampas e cores, mas nada muito exagerado.

Primavera, Jardins de Monet 2018. @paoladecampos

☀️Verão (2020: 20 de junho )

Além do sol e céu azul, o que mais muda por aqui? O humor do parisiense. Isso mesmo, o parisiense fica feliz e simpático durante 3 meses haha. O clichê verdadeiro de que Paris é linda em qualquer época do ano, nós sabemos.

Contudo, se você puder escolher, o verão é a estação que eu menos indicaria. Como a cidade é antiga, cheia de prédios e pouca natureza, boa parte da sua magia está em lugares como museus, restaurantes e cafés. Além disso, o ar é seco e praticamente não existe ar condicionado em Paris. Em 2019, as temperaturas passaram  dos 45 graus, por exemplo.

Rua Crémieux, Verão, Paris 2019. @paoladecampos

O que fazer: Passeio de barco no Sena, piquenique nos parques (privilegie a sombra), visitar a Rue Crémieux, a mais colorida de Paris. Se tiver tempo uma esticada em cidades vizinhas de praia (Leia aqui meus posts sobre Deauville e Etretat) e super fotogênicas.

Bateaux Mouches, Verão, Paris 2018. @paoladecampos

Comer & Beber: Nesse época, comemos muita salada e peixe. Os drinks queridinhos dos parisienses no verão são:  Spritz e  vinho rosé e curiosamente, ele adoram tomar um Mojito. Se quiser saber mais sobre os pratos franceses para essa estação, aconselho esse artigo da Marie Claire: “Os melhores pratos para julho” 

Moda: A maioria das roupas que eu costumo usar são do Brasil. Como por aqui, mesmo no verão, não existe muita estampa ou cor, todo ano, alguma parisiense me pergunta de onde é tal vestido ou saia que uso. Marca queridinha das parisienses no verão? ROUGE www.rouje.com.

Montmartre, Verão, Paris 2019. @paoladecampos

🍁Outono (2020: 22 de setembro)

Essa é minha estação preferida em Paris! As árvores e parques no outono são um show a parte. As folhas mudam de cor várias vezes e se misturam com os tons pastéis e clima vintage, que só Paris tem.  A temperatura é agradável, temos sol ou dias mais frios. Em 2019,  a média da temperatura em Paris, foi de 16 graus.

Outono em Paris. Parc Monceau, 2019. @paoladecampos

O que fazer: O outono é “multiuso”, a temperatura é boa tanto para museus, quanto para parques. Dê uma olhada de novo nas dicas da primavera, pois as temperaturas e programas são praticamente os mesmos.

Comida: O que mais comemos fresco nessa época? Uva, nozes, brócolis, lentilhas. Se quiser conhecer os pratos preferidos os parisienses nessa época, da uma conferida nesse artigo da ELLE: “70 receitas que vão te fazer amar o outono”.        

Outono em Paris. Parc Bouttes Chaumont, 2019. @paoladecampos

Moda: todo mundo vestidinho como num filme vintage. Quando fizer sua mala, recomendo: calças, meia calças, blusa de gola alta, botas e sobretudos leves. Marcas queridinhas das parisienses para o outono? &Other Stories www.stories.com

Outono em Paris 2019. @paoladecampos

❄️Inverno (2020: 21 de dezembro)

Paris tem neve ou não? Depende dos anos, moro aqui desde 2014, e somente em 2018, consegui ver a cidade realmente coberta por neve. Na verdade, o inverno parisiense não é nem de longe um dos mais frios da Europa, porém, pode ser pesado se você não está acostumado com o frio! Sendo assim, para quem curte andar a pé se proteja bastante e anote também que por volta de 16:00 já está escuro.

Quando fugi de Paris e fui aproveitar a neve nos Alpes. 2019. @paoladecampos

O que fazer: Melhor época para museus, teatros, cafés e porque não assistir um espetáculo de ballet ou ópera na Opéra de Paris?

Comida:  Vinho quente, Fondue, Raclette, as comidas dessa época mudam completamente e vem mesmo para aquecer. Se quiser saber mais dos pratos típicos, indico um site super parisiense que escreveu sobre: “100 pratos reconfortantes para sobreviver ao frio em Paris (e onde prová-los)”

Treize Bakery Paris, 2019. @paoladecampos

Moda: Hora de colocar na mala os casacos, de preferência impermeáveis e com toca. Vestidos e saias ficam complicados, mas você também optar por meia calça grossa.   Calças jeans não são as mais adaptadas,  mas se gostar muito, use de novo o truque da meia calça por baixo. Blusa de gola alta deixa o look mais chique além de aquecer bastante.

Galerie Vivienne, 2019. @paoladecampos

Dica da loja preferida dos parisienses? A UNIQLO, que, na verdade é uma marca japonesa, mas é super conhecida  por desenvolver roupas térmicas com  preço e qualidade excelentes.

Gostou das dicas? Me conta sua estação preferida?

6 comentários

  1. Sem dúvidas a minha preferida é a primavera. Não muito quente e nem tão fria, cores e perfumes por todo lado e os lugares ainda não estão lotados como no verão.

  2. Adorei as dicas desse post!! Tenho muita vontade de visitar a cidade na primavera. Só estive aí no inverno e no outono (que tb é lindo demais).

  3. Aaaah Paris, sempre bela. Já fui algumas vezes mas nunca me canso da cidade luz!!

  4. Da vontade de visitar Paris em todas as estações!!! Amei saber sobre as peculiaridades de cada época do ano!

  5. Acho que o Outono também é minha época favorita em Paris! Amei suas dicas de moda para cada época. Arrasou!

  6. Conheci Paris no inverno e depois visitei mais uma vez no outono. Pelas tuas dicas preciso conhecer primavera e verão também! <3

Fechado para novos comentários.