2 dias de tour nas vinícolas da famosa Saint Tropez

Categorias: Destinos, França

This post is also available in: Português Français

A primeira vez que visitei Saint Tropez foi em 2010. Queria descobrir o que minha musa Brigitte Bardot tinha visto ali, para deixar aquela cidade tão famosa!

Sendo assim, desde que moro na França (2014) todo verão, passo pelo menos 5 dias desbravando as belezas dessa região.  Dessa vez, vivi uma experiencia única e personalizada: a @beyondthewine me levou em um carro vintage @lesdeuchmoiselles para aprender tudo sobre a história e fabricação do vinho, conhecer 3 vinhedos de famílias locais e dormir em um deles. 

Golfe de Saint Tropez Foto: @marisf_ferreira

Posso dizer que em 5 anos morando aqui, essa foi uma das experiências mais ricas em pessoas, sabores e paisagens que tive, vale cada minuto! 

Como organizar seu tour personalizado?  

Com a @beyondthewine os tours são totalmente feitos para e por você, a escolha dos vinhedos, do carro, tudo foi acertado entre eu e a guia Sonia por email e telefone. 

A Sonia fala fluentemente francês e inglês e tem anos de estudos na França e internacional sobre vinhos e turismo e foi assim que ela criou a @beyondthewine com o objetivo de juntar essas duas paixões.

Como eu AMO tudo que é vintage, me apaixonei pelos carros, mas eles oferecem tours para todos os gostos e bolsos, de bicicleta até tour de degustação + passeio de helicóptero!!  

Carro Vintage

A parte do transporte vintage foi organizada pelaa empresa parceira deles @lesdeuchmoiselles , e foi assim que conheci os carrinhos ou melhor,  Brigitte e Poupette”  sim, tudo é feito com tanto amor que os carros tinham até nome, imagina minha cara quando vi justamente que um deles se chamava Brigitte?  

Golfe de Saint Tropez Foto: @marisf_ferreira

Quem dirigiu meu carro foi a simpática Virginie moradora da região, uma guia super agradável que respondia todas as minhas questões enquanto circulavamos pelos vinhedos de Saint Tropez a bordo da Brigitte.

Onde dormir?

A parte de escolher um lugar perfeito para dormir ficou com a @sejourchezlevigneron que além de propor vários tipos de alojamento como:  pousadas, hotéis ou quartos, trabalha com as regiões mais famosas do mundo para se aprender sobre vinho: Bordeaux, Bourgogne, Provence e outras.

Golfe de Saint Tropez Foto: @paoladecampos

Primeira visita: Château de Pampelonne

Confesso que fiquei impressionada já na primeira visita, o Château de Pampelonne tinha tudo que eu sempre sonhei quando pensava em visitar o Sul da França: vinho rosé,  lavanda e a famosa praia de Pampelonne como fundo…

Château de Pampelonne Foto: @marisf_ferreira

Fomos recebidas pela atual responsável do vinhedo Marie Pascaud, que faz parte da nona geração da família fundadora do domaine e nos explicou tudo sobre seus vinhos e região. Além de ter sido super agradável, me esclareceu uma grande dúvida que tinha sobre a cor dos vinhos rosé, ouvia muito que quanto mais o vinho rosé era escuro menos qualitativo ele era, Marie me explicou que não, que na verdade, a coloração do vinho depende do sabor que queremos dar para ele e usou uma linda paleta de vinhos para nos explicar.

Château de Pampelonne Foto: @marisf_ferreira

Atualmente, o Château de Pampelonne  fabrica vinho branco, tinto e o queridinho da região: o rosé.

Segunda visita:   Domaine Val d’Astier

Dessa vez, fomos recebidas pelo Bruno Seignes, proprietário do vinhedo e completamente apaixonado pela natureza, pelos vinhos e por sua família, um verdadeiro agricultor-artesão.

A visita do Domaine foi tão natural que parecia que estávamos almoçando com um amigo de longa data, além disso, Bruno mostrou tudo descalço e sempre mencionando e demonstrando o amor e importância que dá ao seu solo. A fabricação do vinho acontece toda do lado de fora, diferente da grande maioria dos vinhedos na França. 

Na verdade, para o Bruno, o solo, a família e a autenticidade são valores tão importantes que ele decidiu usá los como imagem da sua marca. Cada garrafa possui sua própria letra e nomes como “família” “artesão” “solo”. Além disso, ele decidiu ter como  logo o animal símbolo da França, o galo.

Domaine Val d’Astier Foto: @marisf_ferreira

Além de produzir vinho, o Bruno também vende legumes e frutas todos cultivados  com amor no seu querido terreno. Para completar essa visita tão especial, ele construiu uma cabana para fazer piquenique, onde almoçamos de frente para o vinhedo, tiramos várias fotos e tivemos praticamente um mini curso de vinho, uma experiência inesquecível !

Domaine Val d’Astier Foto: @marisf_ferreira

Terceira visita: Château Saint-Esprit 

E para terminar, que tal dormir em um vinhedo localizado em uma região que produz vinho há mais de 2500 anos? E mais, ser recebido, jantar e ouvir as histórias de uma família que foi passando a paixão pelo vinho e hospitalidade de geração em geração? 

Nossa última parada foi o  @chateausaintesprit e fechamos  com chave de ouro nosso tour !

Château Saint-Esprit  Foto: @marisf_ferreira

Tivemos o prazer de ser recebidas e hospedadas pela família Crocé-Spinelli, Richard e sua esposa Hélène que são a quarta geração da família e cuidam de tudo referente ao vinhedo e aos hóspedes.

A experiência foi fantástica, super imersiva! Chegamos no final da tarde e pudemos fazer uma visita nos vinhedos enquanto as luzes laranja do pôr do sol invadiam a nossa mesa de jantar. Escolhemos comer do lado de fora e tivemos a oportunidade de degustar várias especialidades da região preparadas com muito amor pela família. 

Château Saint-Esprit  Foto: @paoladecampos

 Na hora de dormir, nos deparamos com quartos perfeitamente  decorados, cada um com seu estilo.

Château Saint-Esprit  Foto: marisf_ferreira

No dia seguinte, aproveitamos um delicioso café da manhã preparado por Hélene e depois fomos com  Richard conhecer todo o processo de plantação das uvas e fabricação dos vinhos.

O Saint Espirit é uma experiência completa: vinhedo + hotel pousada, além disso o espaço é super concorrido para ser alugado em datas como casamentos e outras comemorações.

Meus parceiros nesse tour:

Quer fazer um tour personalizado? Beyondthewine.fr
Fazer um passeio idêntico ao meu? Deuch’tour
Dormir em um vinhedo na França? Sejour Chez Le Vigneron                           Andar em um carro vintage?  Les Deuchmoiselles

Gostou desse tour ? Tem vontade de fazer um também?