Imigrar após a pandemia ? As 10 profissões mais bem pagas na França

Categorias: Morar na França

This post is also available in: Português

Por que trabalhar na França?

Sem dúvida alguma, um dos passos mais ambiciosos que você pode dar rumo a uma carreira de sucesso é ter uma experiência profissional no exterior.

No meu caso, além de trabalhar, comecei fazendo um Mestrado em Comércio Internacional na Paris Sorbonne, mas a experiência empresarial é um ambiente onde eu considero ter aprendido ( e continuo) muito mais.

Acredito que apesar das obrigações que temos como alunos, ainda sim, temos certas escolhas mais flexíveis como: poder faltar alguns dias, ter diversos professores e matérias (mais chances de identificação), ter horários mais flexíveis, em suma: temos menos responsabilidades.

Já no ambiente empresarial, geralmente temos um chefe, um lugar imposto com colegas que teremos que aprender a conviver, mais regras, mais responsabilidades… O ambiente de trabalho é perfeito para o desenvolvimento do imigrante, pois acaba nos “jogando de cabeça”  no dia a dia daquele país e sociedade.

Parc Monceau, Paris – 2020.

Porém, se tem uma coisa que você não vai discordar  é  que o trabalho é uma escola da vida que te paga no final do mês , e isso é ótimo, né?

E por que ter a França no seu CV te ajudará profissionalmente?  Confesso que sou suspeita, mas para mim, não existe outro país que seja referência em tantas áreas tão diversas como: arte, aeronáutica, arquitetura, beleza, cinema, cultura, direitos humanos, moda e por aí vai…

Mas 2021 será um bom ano para trabalhar na França?

É verdade que 2020 foi um ano atípico, mas em momentos de crise é importante observar a preparação e gestão de crise do país que pretendemos morar.

Apesar da pandemia que vivemos, a França continua sendo um dos países mais ricos do mundo. Além disso, segundo as projeções de crescimento que o Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou em seu Word Economic Outlook de outubro de 2020 sobre o ano de 2021, a França será a quinta maior economia do mundo em 2021.

PIB 2021 de acordo com pesquisa do FMI

 

No meu caso,  mudei de empresa em pleno primeiro confinamento da França ( sim, aquele que ninguém sabia muito bem o que fazer). Confesso que nas primeiras semanas de pandemia declarada, assim como o resto do mundo, tive dúvidas em relação às contratações em meio às incertitudes de lidar com um vírus até então desconhecido. A boa notícia é que sim, consegui meu novo contrato de trabalho durante a pandemia, somente após 3 meses de busca!

Aliás, se trabalhar na França é seu sonho você caiu no blog certo!
Desde 2018, eu venho trazendo conteúdos com os principais detalhes sobre o mercado de trabalho francês.

 Alguns artigos sobre esse tema para você #maratonar:

Quais foram as 10 Profissões mais bem pagas na França em 2020?

Para você ter uma idéia mais concreta do quanto esses valores representam, vale a pena lembrar quanto foi o salário mínimo na França em 2020 e quanto será em 2021:

2021 : 1.554,58 euros x 1.539,42 euros en 2020

É importante também ressaltar que os salários variam de acordo com o cargo, empresa e a região do país, sendo Paris e sua região (Ile-de-France) onde estão concentradas a maioria das vagas.

Mas você deve estar se perguntando: A partir de que nível de renda uma pessoa é considerada rica na França? A esta questão, o Observatório das Desigualdades (Observatoire des Inégalités)  responde: 3.470 euros por mês (após impostos) Uma definição ampla, que se refere a 5,1 milhões de pessoas na França, ou quase 8,2% da população. 

De acordo com a pesquisa que utilizou dados fornecidos pelo Ministério do Trabalho Francês, as profissões abaixo são as mais bem pagas do país.
Mas antes de conferir, é importante ressaltar que os profissionais autônomos não constam na lista pelo fato de seus salários serem variáveis.

1. Executivos de transporte, logística e aviação = 6.958 euros  por mês                                                                                 

Nesta categoria, podemos encontrar pilotos de companhias aéreas, que são bem pagos em diversos países e ajudaram a levar o salário dessa categoria para o topo da lista. Em 2020, também vimos que quem trabalha na área de transporte (importação ou exportação ) teve grande importância no cenário internacional no caso do transporte de mascaras, vacinas, medicamentos e outros ligados a pandemia.

2. Médicos assalariados  = 6.408 euros por mês

Em segundo lugar, encontramos sem surpresa os médicos, geralmente uma profissão bem paga em qualquer país. Nesse caso, a pesquisa fala de médicos que tem contratos fixo em clínicas ou hospitais.  Em 2020, os médicos estiveram mais do que presentes na linha de frente dessa crise internacional, o que aumentou ainda mais a procura e  salário de alguns especialistas.

3. Executivos de bancos e seguradoras = 6.089 por mês

Outras profissões que geram renda alta em diversos países são as que estão diretamente ligadas a área de finanças. No caso dessas duas categorias, elas também englobam clientes de grandes empresas o que eleva a responsabilidade do cargo e consequentemente dos salários.

LISTA COMPLETA DAS 10 PROFISSÕES MAIS BEM PAGAS NA FRANÇA

4. Engenheiros e Técnicos industriais = 5.924 euros por mês

A verdade é que vários tipos de engenharia estiveram presentes nessa lista. Assim como no Brasil, os engenheiros são bem pagos e valorizados na França. Nesse caso, estamos falando da engenharia que também é conhecida como engenharia de produção. O setor  é responsável pela  formação de profissionais responsáveis pelo desenvolvimento, instalação de equipamentos e acompanhamento da produção de diversos produtos.

5. Area administrativa, contábil e financeira = 5.855 euros por mês

No Brasil, podemos dizer que são pessoas formadas em Administração de Empresas, na França esse curso não é feito da mesma forma. A área administrativa é por exemplo quem se ocupa do “back office” numa empresa. Acredito que nessa categoria quem levou o salário para o topo foram os profissionais da área financeira, controle de gestão, auditores.

6. Comercial / Técnico Comercial = 5.736 euros por mês

Essa também é conhecida com a área de vendas. Em suma, aqui estamos falando daqueles profissionais que visitam os clientes diariamente e vendem os produtos de uma determinada empresa. Justamente por não terem lugar fixo, estarem sempre dirigindo, com altas metas e sob pressão, os salários são altos. Na verdade, na maioria dos casos os salários aumentam de acordo com o cumprimento das metas que dão direito a bônus mensais.

7. Pesquisadores = 5.461 euros por mês

Essa é uma categoria que provavelmente não aparece em um top 10 do Brasil. Mas, felizmente, na França, a área acadêmica é super valorizada. No meu caso, que sou formada em Relações Internacionais, vi diversos profissionais brilhantes abandonarem seus sonhos de seguir nessa área de pesquisa em razão dos baixos salários escassez de vagas no Brasil.

8. Profissões de comunicação e informação = 5.073 euros por mês

Outra categoria que não acredito estar em um pódio brasileiro. A área de comunicação levou em conta por exemplo, jornalistas de grandes veículos como “Le Monde”,  mas também profissionais que trabalham como porta voz de uma marca. Sendo a França sede de empresas conhecidas mundialmente, os comunicadores tem um nível alto de responsabilidade e consequentemente salário.

9. Engenheiros e Técnicos de construção civil = 4.977 euros por mês

Essa profissão faz partes dessas de base para construção de uma sociedade. Além disso, quem já  visitou Paris, sabe que a cidade está SEMPRE em obras. Por ser uma cidade antiga e referência em sua arquitetura estética e perfeita, a construção,  renovação de prédios e monumentos históricos aqui é facilmente vista pelas ruas.

10. Engenharia da Informação = 4.739 euros por mês

Uma das  profissões que cresceu muito nos últimos 10 anos, e continuou em 2020, onde grande parte do mundo passou a trabalhar de casa. Aqui na França, os profissionais dessa área estão ligados ao aperfeiçoamento de hardwares, de construção de sistemas complexos, controle da automação e outros relacionados a informática.

O que achou da lista? Alguma profissão te surpreendeu ?